quarta-feira, 30 de novembro de 2011

V, um símbolo mundial?

Quando V de Vingança foi escrito e publicado em quadrinhos há aproximadamente 30 anos atrás  a idéia do autor Alan Moore era representar o Anarquismo em suas páginas. Admito ainda não ter lido, mas não por falta de vontade, quando procurei nas livrarias estava em falta e quando achei na internet estava em falta de dinheiro para comprar, mas já ouvi vários relatos das pessoas que leram falando realmente que é uma Anarquia que queria ser colocada em prática pelo V dos quadrinhos.

No filme lançado em 2006 com mesmo título (V de Vingança) não foi bem isso que o V queria fazer, e o mais engraçado é que concordo muito mais com o radicalismo liberal do V filmado do que do V impresso.

Apesar de ter falado sobre pensamentos políticos dos V's não é este o fato que me levou a fazer esta postagem, mas sim o simbolismo que aquela máscara de Guy Fawkes tão exposta no quadrinho e no filme está hoje sendo utilizada.
O que um dia foi uma ficção que nem chegou a fazer tanto sucesso mundial está ganhando espaço em todos os cantos, quantas fotos de movimentos contra governos utilizando estas máscaras vemos hoje em dia? Quantas pessoas procuram cada vez mais e mais estas máscaras?
Atualmente existem até um grupo chamado Anonymous que utiliza desta máscara, não só em movimentos mas também em uma tentativa não muito divulgada de fazer o que o próprio V fez no filme e nos quadrinhos, mostrar que não é o povo que deve temer seu governo, mas seu governo que deve temer seu povo.

No fundo, este pensamento é o mais real de todos, somos milhões contra milhares, somos 99% da população que é roubada enquanto os 1% estão desfrutando do nosso dinheiro. Por isso tantas pessoas estão ocupando o mundo.

O movimento Occupy começou pequeno em Wall Street e se espalhou pelo mundo, com um simples ideal, a insatisfação do povo no geral com seu governo. Pode ser porque os ricos pagam menos impostos, pode ser porque existem pessoas roubando dinheiro público, pode ser por falta de liberdade de expressão ou até por falta de condições de vida para todos, mas uma coisa temos em comum em todos estes lugares, uma máscara aparece mostrando que o povo deve se unir e combater aqueles injustos que só nos tiram o que é nosso.

Queria eu viver o dia em que esta máscara não vai simplesmente representar uma pseudo união entre as vontades dos diversos povos do mundo, queria eu viver para ver o dia que tantos irão estar unidos contra os poucos que não são justos com a população que teremos uma mudança.

Queria ver neste país em que nos encontramos o povo mudando tudo, o povo retirando e punindo estes corruptos que nos roubam, são filmados levando maços de dinheiro e nem presos são, muito menos sentenciados a devolver tudo.

O povo esquece das coisas que eles fazem, o povo tem memória curta, mas queria eu viver para ver o dia que o povo vai se lembrar de tudo, queria viver para ver o dia que os politicos serão punidos como nós do povo somos punidos.

Se ainda tem alugma dúvida se isso um dia irá acontecer, olhe em volta e veja o que mudou nos últimos dez anos em relação a movimentos contra o governo.

Como no filme, basta apenas um acontecimento para desencadear a mudança. Não o mesmo acontecimento, mas apenas um acontecimento realmente marcante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário