segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Caroline ou Coraline?


Que Neil Gaiman é um gênio quando decide escrever qualquer coisa isso já não é novidade, suas participações escrevendo séries importantes, para DC e até Marvel mostra o quanto sua imaginação e criatividade pode ser impresionante.

Renomado escritor que ganhou fama mundial por Sandman ele assina vários outros livros de sucesso, tendo como símbolo de grandiosidade Deuses Americanos, que no Brasil só é encontrado no Mercado Livre e com cópias chegando a R$280,00.
Mas recentemente ele lançou Coraline (clique para ver onde comprar) em quadrinhos, a renomada história que inicialmente havia sido lançada apenas em forma de livro (clique para ver onde comprar) ganhou sua versão para o cinema (clique para ver o trailer) que recebeu muitos elogios pelo seu 3D.
Mas vamos ao que interessa, a história.
Bem a história começa com Coraline Jones se mudando com seus pais para uma bela casa conhecida como Pink Palace, uma antiga casa que foi dividida em várias outras casas e alugadas, menos uma bem atras da casa onde Coraline e sues pais irão morar. Entediada em uma casa nova, em uma cidade nova, ela começa a explorar a antiga casa descobrindo uma pequenina porta atrás do sofá, porta que ela veria mais tarde a levar para uma realidade alternativa do Pink Palace, onde tudo e todos parecem mais belos e mais gentis, inclusive seus pais que não a deixavam fazer nada. A história é considerada infanto juvenil, o que se encaixa muito bem vendo o filme, mas ao ler o livro e ver o quadrinho recém lançado no país você enxerga diferenças grandes entre as duas obras. 

Para aqueles que vão começar a chingar e reclamar do estúdio que modificou a história e que estragou tudo, o próprio autor deu aval no roteiro e aprovou o resultado final, porque o filme tirou o que havia de melhor na história de Gaiman e a deixou visualmente magnifica e o melhor, de uma maneira que as crianças poderiam ver sem ficar meses tendo pesadelos, e que os adultos possam ver e apreciar a beleza do filme.

Mas a verdade é que eu não deixaria minha filha ler ele antes dos 10 anos, é uma história mais sombria e que dá mais medo do que o filme, o que não a torna menos digna, a história em quadrinhos ou o livro (os que seguem a linha original da história) são simplesmente mágicos, mas ainda acho mais diverdito ler o livro, simplesmente porque o livro te deixa mais livre para imaginar todas as situações sombrias e aterradoras que Gaiman conta, depois, se você se apaixonar pela história do livro e do filme como eu vai ser um prazer pagar uns 40 reais para ter o quadrinho e apreciar a visão que Gaiman e o ilustrador P. Craig Russell dão para este fantástico mundo de Coraline.

Se tem uma filha, aconselho, compre Coraline (clique para ver onde pode comprar) para assistir com ela, garanto que não vai ser só ela que vai se divertir com o filme.

Nota 10 para o filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário